Login Registrar

Os legados da pandemia refletem as tendências na arquitetura em 2023 - Escr. InVento Arquitetura

Escrito por Villagres

O mundo hoje convive com os impactos, reflexos e transformações deixados pela pandemia da Covid-19. Nesse cenário, é possível observar, em várias áreas, os efeitos deixados por esse período. A arquitetura é uma dessas áreas. Após um difícil período de isolamento, incertezas e perdas, as pessoas passaram a valorizar ainda mais o ambiente de sua casa, conquistando o importante status de um local onde se busca o equilíbrio, tranquilidade e autoconhecimento.


Exemplo do novo papel desses espaços pode ser visto no projeto residencial, na cidade de São José do Rio Preto (SP), desenvolvido pelos arquitetos Keila Moreira e Robson Kamiya. “Acreditamos que o significado de ‘lar’ passou por transformações que precisam ser levadas em consideração por nós, profissionais de arquitetura”, reforça Keila.


Segundo o profissional, esta é uma proposta de Home Spa, que possibilita aos moradores momentos de relaxamento, além de cuidados com a saúde física e mental, e também um espaço de convívio em família.


O ambiente conta com espaço para os cuidados dos pés, uma maca para receber profissionais de fisioterapia, massoterapia e afins, sem que seja necessário ir até os salões e clínicas. Além disso, dispõe de uma banheira de imersão para relaxamento individual e um cantinho de leitura. Todos esses espaços em meio a um acolhedor jardim e um spa com jatos de massagem para curtir com convidados.


“É um local onde toda a família merece estar após um dia corrido e cansativo, por meio da arquitetura de interiores convidativa, com cores e texturas mais naturais e agradáveis ao toque e olhar, criando, assim, sensações tranquilas, porém sem monotonia”, explica a arquiteta.


Neste ambiente, os profissionais utilizaram os porcelanatos Villagres das linhas Bali Jatobá (20x141,5 cm) e Black Stone (92x92 cm). A Bali Jatobá está alinhada ao conceito desse projeto, já segue a tendência de calmaria e reconexão, tendo como inspiração a Ilha de Bali, que apresenta muitas florestas e biodiversidade deslumbrante. Com acabamento acetinado, é ideal para ambientes internos residenciais e comerciais com alto tráfego.


Já a Black Stone é inspirada na pedra ardósia, em nuances de grafite profundo, que traz a força de um material consagrado para projetos com personalidade. A beleza da pedra natural, aliada à praticidade do porcelanato com textura acetinada, é ideal para ambientes internos comerciais ou residenciais com alto tráfego, ou mesmo para aplicações diferenciadas, neste caso, a cuba da pia.



Porcelanato Bali Jatobá | Ref. 200019 | Formato 20 x 141,5cm | Escritório: @inventoarquitetura


E sobre as expectativas para 2023, Robson acredita que será um momento de recomeços. “O mundo está se reabrindo no pós-pandemia, mas deixou marcas em todos nós. Valorizar o lar, o conforto, os espaços íntimos e a natureza ainda seguem como elementos importantes na elaboração de nossos projetos e como necessidade de nossos clientes”. 

1 Likes

0 comentário