Escrito por Villagres
A Expo Revestir, em sua 23ª edição em 2025, se configura como a maior Feira de Revestimentos e Acabamentos da América Latina. Nesse ano, ela aconteceu de 10 a 14 de março de 2025, no espaço São Paulo Expo.
O evento reúne todos os anos diversos profissionais em torno das principais tendências e inovações de design, tecnologia e sustentabilidade de diferentes segmentos, como cerâmicas, cimentícios, louças, metais e outros estilos de revestimentos.
Exercendo novamente sua nova identidade assumida em 2024, com uma abordagem mais neutra, seja na paleta de cores, nas roupas, acessórios e até mesmo na experiência sensorial e olfativa, a Villagres divulgou os lançamentos 2025 na feira, que totalizam mais de 50 produtos e que trazem consigo um show de cor, texturas, naturalidade e atemporalidade.
Através da sua coleção 2025, movida pela temática “Ambientes com Propósito”, a Villagres apresentou uma nova gama de produtos, inspirados pelo movimento Ikigai, que busca provocar uma reflexão sobre propósito de cada um, ao mesmo tempo em que aborda a conexão do indivíduo com a natureza e ao redor, para que os momentos plenos de bem-estar comecem a fazer parte da rotina do dia a dia, trazendo maior significado a vida.
Esta nova coleção autoral, chamada IKIGAI, comunica um ponto de vista poderoso e instigante, que remete à interseção entre paixão, missão, vocação e profissão, convidando à reflexão sobre aquilo que realmente nos move.
Com ambientações para remeter um lar, o stand da Villagres contou com 12 espaços que exploravam os diferenciais de cada produto, instigando sempre o sentido ao toque.
O espaço Niemeyer divulgou a coleção Flow, dando continuidade a assinatura do renomado arquiteto Paulo Niemeyer, que apresenta duas cores: Concret e Warm, nas superfícies Natural e Decor.
O stand contou com uma profissional fazendo kintsugi ao vivo no stand, que por sua vez, é uma tradicional arte japonesa de reparar cerâmicas quebradas usando laca misturada com ouro, prata ou platina. Em vez de esconder as rachaduras, essa técnica as destaca, transformando a peça quebrada em algo ainda mais belo e valioso. O Kintsugi simboliza resiliência, aceitação das imperfeições e valorização da história de cada objeto.
Sendo assim, a conexão entre Kintsugi e Ikigai está na valorização da jornada e na aceitação das imperfeições. Assim como o Kintsugi transforma as cicatrizes em algo belo e significativo, o Ikigai nos ajuda a encontrar sentido mesmo nas dificuldades, permitindo que cresçamos e nos tornemos versões mais autênticas de nós mesmos. Ambos ensinam que a beleza e o propósito podem surgir das imperfeições e desafios da vida.
Por fim, a Villagres também contou com a presença dos influencers Renzo Cerqueira (@renzocerqueira), Vanessa da Quattrino Arquitetura (@quattrinoarquitetura), Jaime Portugal (@jaimeportugal.arquiteto), Lilian da Revestindo a Casa (@revestindoacasa), e Adriano Tadeu Barbosa (@adrianotadeubarbosa).